segunda-feira, 4 de junho de 2012

Futuro.

Eu sei que ainda tem tempo e que eu não deveria me preocupar tanto com isso agora mas eu não consigo. As vezes, à tarde, quando eu estou estudando eu me pego imaginando sobre o meu futuro. Sobre o que quero ser, o que eu quero fazer e aonde quero estar, vamos supor, em 20 anos! E a minha resposta é sempre a mesma: estar junto com minha família, no lugar que eu nasci e fazendo o que eu gosto. Eis então o primeiro problema: do que eu gosto?

Imagino que isso deve se passar na cabeça de muitas pessoas da minha idade, 16 anos é aquela fase que você nem está no último ano do ensino médio, onde você tem de saber "definitivamente" o que quer, mas em compensação já está na dúvida do que fazer.  Voltando ao meu caso e respondendo a pergunta, por mais que eu seja tímida eu gosto de conversar e não tenho problemas em me apresentar em frente de muita gente, mesmo que eu morra de nervosísmo antes da apresentação. Então isso não é exatamente do que eu gosto, mas  já não é um problema. Eu amo línguas, alemão e inglês principalmente, e eu pretendo estudar outras, já começando com o francês. Eu amo viajar, eu quero viajar pelo mundo, conhecer, mas para onde eu quero ir, não para onde sou obrigada por ordem de trabalho. Bem, e eu gosto das matérias de humanas, ou seja, história, sociologia, filosofia e português (dependendo do assunto). Então a minha primeira pergunta está respondida. 

 Segundo problema: eu sei o que quero, sei do que gosto mas parece que não existe aquela opção perfeita, sabe? Nada parece se encaixar exatamente no que quero, nada. Então vem o desespero, pois falta um ano para eu me decidir e eu não tenho nenhuma certeza. Diplomacia? não Direito? huum... Não. Ciência política? não. Relações internacionais? talvez. Direito internacional? talvez.  Tá vendo? o máximo que eu consigo é um talvez.

O que eu estou tentando dizer a mim mesma é que eu devo relaxar mais sobre isso, continuar estudando, dar o melhor de mim, procurar um pouco sobre cada curso que eu esteja em dúvida e deixar que tudo se desenrole. Até por que eu não acredito muito disso de "o que é seu está guardado", eu acho na verdade que você deve ir atrás do que você quer, do que deseja pois ficar esperando pelo futuro enquanto a vida passa não vai te levar a lugar nenhum. 




Don't dream it, be it. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário